Bem Vindo a um pedacinho do céu!

Pinto Bandeira é uma cidade hospitaleira, berço do primeiro Santuario Mariano do Rio Grande do Sul. Conhecida por produzir inúmeras frutas como pêssego, kiwi, ameixa... e uva, com a qual se fabrica o melhor Vinho de Montanha. A tradição Italiana convive em harmonia com os descendentes de outras etnias que pra cá migraram em busca da tão sonhada "cucagna" a Terra aonde jorra o leite e o mel.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

ASSEMBLÉIA PAROQUIAL

ASSEMBLÉIA PAROQUIAL ANUAL
AVALIAÇÃO DO ANO DE 2010 E ORGANIZAÇÃO PARA 2011.
DATA: 14 DE NOVEMBRO DE 2010
LOCAL: SALÃO PAROQUIAL.
INÍCIO: 14h30min
ENCERRAMENTO: 19h-CELEBRAÇÃO DA SANTA MISSA.

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE PARA DESENVOLVERMOS TRABALHOS CADA VEZ MELHORES, COM MUITO CARINHO, PARA TODAS AS COMUNIDADES DE NOSSA PARÓQUIA!

ENCONTRO DE FORMAÇÃO

“Deus não escolhe pessoas capacitadas, Ele capacita os escolhidos”

Então, VOCÊ que integra:

- EQUIPES ADMINISTRATIVAS
- MOVIMENTO DE CURSILHO
- EMAUS
- CHAMMÁ
- CATEQUESE
- LITURGIA E CANTOS
- MINISTÉRIO DA EUCARISTIA
- ASSOCIAÇÃO DE SANTA ANA
- IRMÃOS DO SANTÍSSIMO
- OU AINDA, VOCÊ QUE GOSTARIA DE ENGAJAR-SE EM ALGUM SERVIÇO DA COMUNIDADE.

Está convidado a participar no próximo dia 07 de novembro, após a MISSA VOTIVA das 18h, de um encontro de formação onde refletiremos sobre o tema O SERVIÇO NA COMUNIDADE.

MAIORES INFORMAÇÕES NA SECRETARIA DA PARÓQUIA, PELO FONE 54- 3468 0000
OU PELO E-MAIL paroquiapb@gmail.com

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

FREI GALVÃO, PRIMEIRO SANTO BRASILEIRO

HOJE, DIA 25 DE OUTUBRO COMEMORAMOS COMO SANTO DO DIA E PRIMEIRO SANTO BRASILEIRO SANTO ANTONIO DE SANT'ANNA GALVÃO.
UM POUCO DE HISTÓRIA
Beato, Frei Antônio de Sant'Anna Galvão, nasceu em Guaratinguetá, no Estado de São Paulo, cidade não distante do Santuário nacional de Nossa Senhora Aparecida. Frei Galvão nasceu em 1739 de uma família profundamente piedosa e conhecida pela sua grande caridade para com os pobres. Batizado com o nome de Antônio Galvão de França, depois de ter estudado com os Padres da Companhia de Jesus, na Bahia, entrou na Ordem dos Frades Menores em 1760. Foi ordenado Sacerdote em 1762 e passou a completar os estudos teológicos no Convento de São Francisco, em São Paulo, onde viveu durante 60 anos, até à sua morte ocorrida a 23 de Dezembro de 1822. A vida de Frei Galvão foi marcada pela fidelidade à sua consagração como sacerdote e religioso franciscano, e por uma devoção particular e uma dedicação total à Imaculada Conceição, como «filho e escravo perpétuo». Além dos cargos que ocupou dentro da sua Ordem e na Ordem Terceira Franciscana, ele é conhecido sobretudo como fundador e guia do Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição, mais conhecido como 'Mosteiro da Luz', do qual tiveram origem outros nove mosteiros. Além de Fundador, Frei Galvão foi também o projetista e construtor do Mosteiro que as Nações Unidas declararam Património cultural da humanidade. Enquanto ele ainda vivia, em 1798 o Senado de São Paulo definiu-o «homem da paz e da caridade», porque era conhecido e procurado por todos como conselheiro e confessor, além de o franciscano que aliviava e curava os doentes e os pobres, no silêncio da noite. A caridade de Frei Galvão brilhou, sobretudo, como fundador do mosteiro da Luz, pelo carinho com que formou as religiosas e pelo que deixou nos estatutos do então recolhimento da Luz. São páginas que tratam da espiritualidade, mas em particular da caridade de como devem ser vivida a vida religiosa e tratadas as pessoas de dentro e de fora do "recolhimento". Foi canonizado em 11 de maio de 2007 pelo Papa Bento XVI.

Origem das pílulas?


Certo dia, Frei Galvão foi procurado por um senhor muito aflito, porque sua mulher estava em trabalho de parto e em perigo de perder a vida. Frei Galvão escreveu em três paizinhos o versículo do Ofício da Santíssima Virgem: Pos partum Virgo, Inviolata permansisti: Dei Genitrix intercede pro nobis (Depois do parto, ó Virgem, permaneceste intacta: Mãe de Deus, intercedei por nós). Deu-os ao homem, que por sua vez levou-os à esposa. A mulher ingeriu os papeizinhos, que Frei Galvão enrolara como uma pílula, e a criança nasceu normalmente. Caso idêntico deu-se com um jovem que se torcia com dores provocadas por cálculos visicais. Frei Galvão fez outras pílulas semelhantes e deu-as ao moço. Após ingerir os papeizinhos, o jovem expeliu os cálculos e ficou curado. Esta foi a origem das milagrosas pílulas, que, desde então, são muito procuradas pelos devotos de Frei Galvão, até hoje o Mosteiro as fornece para pessoas que têm fé na intercessão de Servo de Deus.


ORAÇÃO


Pai Santo, fiel remunerador daqueles que, nesta vida de exílio, buscam e trabalham para que em vida se cumpra a vossa vontade santíssima, pedimos humildemente a glorificação do Beato Frei Antônio de Sant'Anna Galvão, concedendo-lhe socorrer a todos os que em suas necessidades, cheios de confiança, solicitarem a intercessão do "homem da paz e da caridade" e do filho devoto da Imaculada Conceição. Isto vos pédimos para a vossa maior honra e glória, por Cristo Nosso Senhor. Amém. (Pai Nosso, Ave Maria, Glória)
PARA RECEBER AS PÍLULAS DE FREI GALVÃO ENTRE EM CONTATO PELO ENDEREÇO:
Mosteiro da Luz Av. Tiradentes, 676- São Paulo - Brasil
MAIORES INFORMAÇÕES PELO E- MAIL DA PARÓQUIA
OU VIZITE A PÁGINA NA INTERNET

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

SANTOS DO MÊS DE OUTUBRO

A partir deste mês, abordaremo no Blog os santos de cada dia, iniciamos pelo mês de outubro, pois é o em que comemoramos o dia de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia (7) Nossa Senhora Aparecida (12) e São Paulo da Cruz (19), Padroeira de nossa Paróquia, Padroeira do Brasil e o Santo fundador da Congregação Passionista. Nos meses que se seguem incluiremos, os santos de cada dia, abordando de modo especials os que fazem parte do Carisma Passionista.

SANTOS DO MÊS DE OUTUBRO


01 - Santa Terezinha do Menino Jesus
02 - Santos Anjos da Guarda
03 - Santa Maria J. Rossello
04 - São Francisco de Assis
05 - Santo Dionísio
06 - Santo Bruno
07 - Nossa Senhora do Rosário
08 - Santa Taís
09 - São João Leonardo
10 - São Francisco de Borja
11 - São Geraldo Magela
12 - Nossa Senhora Aparecida
13 - Santo Eduardo
14 - São Calisto I
15 - Santa Teresa D'Ávila
16 - Santa Edwiges
17 - Santo Inácio de Antioquia
18 - São Lucas, evangelista
19 - São Paulo da Cruz
20 - Santa Maria Bertilla
21 - Santa Úrsula
22 - Santa Sara
23 - São João de Capistrano
24 - Santo Antônio M. Claret
25 - Santa Alga
26 - Santo Evaristo
27 - Santa Sabina
28 - São Simão e São Judas Tadeu
29 - Santa Ermelinda
30 - São Geraldo
31 - Santa Lucila

REZEMOS POR TODAS ESTAS PESSOAS QUE CHEGARAM A SANTIDADE PARA QUE IMITANDO SEU TESTEMUNHO DE AMOR POSSAMOS SER DIGNOS DE TODOS OS BENEFÍCIOS QUE JESUS NOS PROMETEU.

FOTOS DA NOVENA E FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

CRONOGRAMA DAS CELEBRAÇÕES DE FINADOS

COMUNIDADE N. S. DO CARMO
DIA: 30/10/10 – SÁBADO
HORA: 18h30min


COMUNIDADE N. S. DO ROSÁRIO – 5ª SEÇÃO
DIA: 31/10/10 – DOMINGO
HORA: 10h30min


COMUNIDADE SANTO ANTÔNIO
DIA: 31/10/10 – DOMINGO
HORA: 17h


COMUNIDADE SÃO JOSÉ
DIA: 31/10/10 – DOMINGO
HORA: 17h30min

COMUNIDADE N. SENHORA DA MISERICÓRDIA
DIA: 01/11/10 – SEGUNDA-FEIRA
HORA: 18h30min

COMUNIDADE SEDE
DIA: 02/11/10 – TERÇA-FEIRA
HORA: 9h

COMUNIDADE SÃO MARCOS
DIA: 02/11/10 – TERÇA-FEIRA
HORA: 10h30min

COMUNIDADE SÃO PEDRO
DIA 02/11/10 – TERÇA-FEIRA
HORA: 10h30min

COMUNIDADE SANTO ANDRÉ
DIA: 02/11/10 – TERÇA-FEIRA
HORA: 16h

COMUNIDADE ANUNCIATA
DIA: 02/11/10 – TERÇA-FEIRA
HORA: 17h

COMUNIDADE SÃO LUIZ
DIA: 02/11/10 – TERÇA-FEIRA
HORA: 17h30min

terça-feira, 19 de outubro de 2010

19 DE OUTUBRO DIA DE SÃO PAULO DA CRUZ

Paulo Francis Danei, fundador dos Passionistas, nasceu em Ovada, Itália, em 1694 no dia em 3 de Janeiro, o filho mais velho de nobres pais. Adotou um estilo de vida austeroque incluiu grandes mortificações. Em 1714 ele ingressou no exército veneziano para combater os turcos, um ano depois, ele retomou a sua vida de oração e penitência, recusando o casamento.
Ele permaneceu em casa, em Castellazzo (meditação e penitência) durante vários anos em reclusão, em 1720 ele teve uma visão de Nossa Senhora em um hábito preto com o nome de Jesus e uma cruz branca sobre o peito Ela disse a ele para fundar uma ordem religiosa dedicada a pregação da Paixão de Cristo.
Ele recebeu permissão para ir em frente do bispo de Alexandria, que decidiu que as visões eram autênticas. Paulo elaborou as regra durante quarenta dias de retiro, que se tornaram o papel fundamental para a congregação.
Com seu irmão, John o Baptista, que se tornou seu companheiro inseparável e confidente mais próximo, ele foi a Roma para aprovação papal, mas foi recusado. No seu regresso a Roma em 1725 foi concedida permissão para aceitar noviços do Papa Bento XIII, que Ordenou-lhes, em 1727.
Estabeleceu a primeira casa no Monte Argentaro, abriu seu primeiro mosteiro, em 1737, e em 1741 recebeu aprovação de uma regra modificada do Papa Bento XIV, e os Passionistas começaram a espalhar-se em toda Itália, em uma grande procura de suas missões, que se tornaram famosas.
Paulo foi eleito primeiro Superior Geral, contra sua vontade, no primeiro capítulo geral no Monte Argentaro posição que teve o resto de sua vida.
Ele pregava a enormes multidões, e trouxe de volta para a fé os mais endurecidos pecadores e criminosos.
Ele foi abençoado com dons sobrenaturais, da profecia, dos milagres de cura, aparições de pessoas em visões, em lugares distantes e foi um dos mais celebres pregadores do seu tempo.
As pessoas queriam tocá-lo para obter um pedaço de sua túnica como relíquia. Uma de suas preocupações específicas foi a conversão dos pecadores. Os Passionistas receberam aprovação final do Papa Clemente XIV em 1769. Dois anos mais tarde os esforços de Paulo para criar um instituto de freiras deram frutos com a abertura da primeira casa das freiras Passionistas, em Corneto.
Ele sofreu muito nos três últimos anos de sua vida, e morreu em Roma em 18 de outubro, e foi canonizado em 29 de junho de 1867.
Sua festa é dia 19 de Outubro no calendário tradicional.
Oração
Oh! glorioso São Paulo da Cruz, que, pela meditação sobre a Paixão de Jesus Cristo, conseguiste atingir um grau tão elevado de santidade na terra, e de felicidade no Céu, e, por pregar a mesma Paixão, conseguiste oferecer ao mundo a mais certa cura para todos os seus males, obtenha para nós a graça de manter sempre gravados profundamente nos nossos corações, que assim possamos colher frutos da Paixão de Cristo tanto no tempo e na eternidade. Amém.
Você que acredita e se sente chamado por São Paulo da Cruz a seguir seu carisma entre em contato com o Pe. Siro Chaves CP. pelo telefone 54- 3468 0161. Quem desejar receber por email a Cópia em PDF na íntegra do livro A VIDA DE SÃO PAULO DA CRUZ do Padre Luis Teresa de Jesus Agonizante solicite pelo e-mail paroquiapb@gmail.com.
QUE SÃO PAULO DA CRUZ ABENÇOE A TODOS!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

AGRADECIMENTO

“Os melhores entre todas as criaturas humanas são os que sabem e se empenham ser úteis ao seu próximo.”

Todos os momentos de nossas vidas são rodeados de possibilidades e toda a possibilidade exige escolhas, tomada de decisões. Desde o momento em que abrimos os olhos ao acordar até que eles se fechem, ao final de uma jornada, fazemos escolhas.
Você, ao ser convidado para servir à comunidade, na organização, nos preparativos e nos festejos em homenagem a padroeira fez uma escolha. Você deu seu SIM. E este seu sim foi dado a Deus que é Pai e que nos ama incondicionalmente.
Houve momentos difíceis? Sim! Dificuldades, erros, tropeços, contratempos nos acompanham pelo simples fato de sermos humanos. Tais obstáculos fazem parte de toda e qualquer caminhada. E nossa atitude diante deles, qual deve ser? Devemos transformar tudo isso em oportunidades de acertos, em recomeço, em tentativas de superação e crescimento.
Porém, acima de tudo, houve momentos felizes, muitos momentos felizes e estes devem ficar marcados em nossos corações para que possamos ser edificadores da alegria, esperança, amor, compreensão divinos.
Muito obrigado a você que com seu SIM promoveu uma grande festa. A festa de nossa padroeira, a Mãe do Rosário de Pompeia.
Que Maria abençoe a cada um com sua graça matern
al.
Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, rogai por nós!

ENQUETE

Este ano as festas de N. Senhora e dos jovens já se foram e nós gostaríamos de saber como você se sentiu tento participado destes momentos de Agradecimento e Louvor a Virgem do Rosário e de festa jovem.
Estamos abrindo este espaço para você deixar o seu comentário, que para nós é muito importante.
Para deixar o seu comentário você deve:
1º se dirigir ao final desta postagem
2º clicar sobre comentários
3º escrever o seu comentário
4ºapós escrever clicar sobre enviar comentário
Pronto, desta maneira você interage com nosso blog.
Sua opinião é muito valiosa para nós.
CONTAMOS COM A SUA PARTICIPAÇÃO!
No canto superior esquerdo do blog encontra-se uma enquete relativa ao conteúdo do blog. Participe expresse sua opinião votanto, você pode também sugerir temas pelo email: paroquiapb@gmail.com

terça-feira, 12 de outubro de 2010

12 de outubro DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA PADROEIRA DO BRASIL

Segundo fontes, em 1717 os pescadores Domingos Martins García, João Alves e Filipe Pedroso pescavam no rio Paraíba, na época chamado de rio Itaguaçu. Toda vez que jogavam a rede, ela voltava vazia, até que lhes trouxe a imagem de uma santa, sem a cabeça. Jogando a rede uma vez mais, um pouco abaixo do ponto onde haviam pescado a santa, pescaram, desta vez, a cabeça que faltava à imagem e as redes, até então vazias, passaram a voltar ao barco repletas de peixes. Esse é considerado o primeiro milagre da santa. Eles limparam a imagem apanhada no rio e notaram que se tratava da imagem de Nossa Senhora da Conceição, de cor escura.
Seja qual for a autoria da imagem ou a história de sua origem, ela pouco importa, pois as graças alcançadas por seu intermédio têm trazido esperança e alento a muitas pessoas. Se quiser saber mais detalhes sobre a Basílica e sua programação, visite o site http://www.santuarionacional.com.br/.
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA APARECIDA
Ó Incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos Pecadores, Refúgio e Consolação dos Aflitos, livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Santíssimo Filho, meu Redentor e Querido Jesus Cristo. Virgem bendita dê protecção a mim e a minha família das doenças, da fome, assalto, raios e outros perigos que possam nos atingir. Soberana Senhora dirige-nos em todos os negócios Espirituais e Temporais. Livrai-nos das tentações do demónio para que trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos de vossa puríssima Virgindade e o preciosíssimo sangue de vosso Filho, vos possamos ver, amar, e gozar da eterna glória, por todos os séculos. Amem!

COMO REZAR O TERÇO- MISTÉRIOS

A Mística do Rosário

Mistérios da Alegria (segundas-feiras e sábados)
1º - A anunciação do Arcanjo São Gabriel à Virgem Maria.
2º - A visita de Maria a sua prima Isabel.
3º - O nascimento de Jesus na gruta de Belém.
4º - A apresentação de Jesus no Templo.
5º - Jesus perdido e encontrado no Templo entre os doutores.
Mistérios da Luz (quintas-feiras)
1º - Jesus é batizado por João Batista.
2º - Jesus, nas Bodas de Caná, a pedido de sua Mãe transforma água em vinho.
3º - Jesus anuncia o Reino de Deus e convida à conversão.
4º - A transfiguração de Jesus no Monte Tabor.
5º - A instituição da Eucaristia, na Santa Ceia.
Mistérios da Dor (terças e sextas-feiras)
1º - A agonia de Jesus no Jardim das Oliveiras.
2º - Jesus açoitado por ordem de Pilatos.
3º - Jesus coroado de espinhos.
4º - Jesus carregando a cruz até o Monte Calvário.
5º - Crucifixão e Morte de Jesus na cruz.
Mistérios da Glória (quartas-feiras e domingos)
1º - Ressurreição de Jesus Cristo.
2º - A ascensão de Jesus Cristo ao céu.
3º - A vinda do Espírito Santo sobre Maria e os apóstolos.
4º - A assunção de Nossa Senhora ao céu.
5º - Coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia
1º Santuário Mariano do RS


Foi em 08 de maio de 1899 que a pedra fundamental deste Santuário foi benta e lançada. Iniciou-se assim, idealizada pelo Pe. Luiz Segalle, a construção deste templo. Passaram-se três anos e no dia 07 de maio de 1902 a nova igreja, mesmo incompleta, foi aberta ao público.
A 23 de outubro de 1915 foi consagrada por Dom João Becker, arcebispo de Porto Alegre, como PRIMEIRO SANTUÁRIO MARIANO DO RIO GRANDE DO SUL. Nessa ocasião o Pe. Dâmaso Trani, da Congregação da Paixão de Cristo, PASSIONISTA, assumiu a paróquia. Completamos neste ano de 2010, noventa e cinco anos de Presença Passionista em Pinto Bandeira.
O quadro de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia é fac-símile (cópia original) do que se venerava em Pompéia, na Itália. Foi trazido ao Brasil pelo Pe. Luiz Segalle, chegando a Porto Alegre no dia 03 de outubro de 1897, festa do Rosário. No dia 10 de outubro do mesmo ano foi bento pelo Vigário Geral da Diocese, na capital do nosso Estado.
Chegou a Silva Pinto, atual Pinto Bandeira, em 16 de outubro de 1897 e foi colocado à veneração pública em 24 de outubro de 1897, na antiga capela de madeira por cujas tábuas o vento soprava à vontade. Porém, tal situação não era motivo de impedimento aos fiéis que acorriam em romarias a este local.
Completamos mais de um século de culto a Mãe do Rosário, bênçãos e graças a todos que frequentam o Santuário.

LOUVORES A MÃE DO ROSÁRIO

No longínquo ano de 1897
O padre italiano Luiz Segalle
Nesta humilde comunidade chegou.
Consigo muita fé,
Muita coragem e uma cópia da estampa original
Do quadro da Virgem do Rosário de Pompeia,
Que logo foi exposto para veneração local.

Muitos anos se passaram,
Muitas romarias se realizaram,
Muitos peregrinos nos visitaram
E muitas bênçãos e graças
À Virgem Maria, Mãe do Rosário, suplicaram.

Dez de outubro de dois mil e dez
Centésima oitava romaria da padroeira.
Oh, que data especial!
Muita emoção, fé e oração
Marcaram o semblante
Do devoto e do romeiro
Que a este Santuário acorreu
E as bênçãos de Maria recebeu.


AUTORA: Angelita Poloni

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

LOGOTIPO DO CENTENÁRIO PASSIONISTA NO BRASIL



O Coração Passionista está sobre o mapa do Brasil lembrando o Carisma da Paixão que há cem anos chegou nesta terra de Santa Cruz.

A Bíblia, entre o coração e a semente, lembra o ardor missionário dos primeiros passionistas que chegaram aqui impulsionados pela força do Evangelho da cruz. Ao mesmo tempo lembra a missão dos passionistas de hoje: ANUNCIAR O CRISTO CRUCIFICADO, com palavras e testemunho de vida, como resposta ao sofrimento humano.

Da cruz brotou a semente da evangelização. Por isso a ligação: cruz/semente. Os primeiros passionistas chegaram a Santos – SP e estabeleceram-se no litoral do Paraná. Assim, a semente está brotando nesta região e expandindo-se para todo o país.

A cor azul do mapa lembra a bandeira da Argentina. Foi desse país que chegaram os primeiros missionários que se estabeleceram no estado do Paraná. As cores verde e vermelha lembram a bandeira da Itália. Foi desse país que chegaram os primeiros passionistas que se estabeleceram em São Paulo (capital).

Essas cores misturam-se às cores da bandeira do Brasil lembrando que, nesses cem anos, outros missionários e missionárias vieram para cá trazendo o sonho da construção do Reino de Deus, à luz da Espiritualidade e do Carisma Passionista.

Abertura do Centenário Passionista no Brasil

O sétimo dia da novena, além de homenagear N.S. do Rosário, marcará a Abertura do Centenário Passionista em Pinto Bandeira. Novamente contaremos com a presença do Provincial Pe. Augusto José Canali. A abertura nacional do Centenário aconteceu na Igreja de Porto das Caixas, no Rio de Janeiro. Agora Pinto Bandeira é brindada com a presença do Pe. Augusto que dará início aos festejos do Centenário também em nossa Paróquia.

Todos estão convidados para nesta quinta-feira, dia 7 às 18H, participar deste momento de vivência do amor a nossa Mãe Maria e de celebração do carisma Passionista presente a 95 anos em nossa comunidade. Quem nao puder estar presente na celebração no Santuário pode acompanhar pela rádio difusora 890AM de Bento Gonçalves.


No sábado, dia 9, celebraremos o último dia da novena com a missa jovem às 18H. Após encerramento com cantorias à Mãe Maria.

PARTICIPE, RENOVE SUA FÉ!!!
Nos dias 7 de todos os meses acontece no Santuário a celebração em honra a N.S. do Rosário às 18H com transmissão pela Rádio Difusora 890AM.

FILÓ ITALIANO

Convidamos você e sua familia para participar do FILÓ ITALIANO que acontecerá nesta querta-feira, no Salão Paroquial, após a Celebração DA SAÚDE que será às19h30min no Santuário de Pinto Bandeira.
Contaremos com a presença da comunidade do SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO, FARROUPILHA.
NÃO ESQUEÇA DE TRAZER UM PRATO PARA SER COMPARTILHADO.
PARTICIPE ORAÇÃO TAMBÉM É COMPARTILHAR BONS MOMENTOS!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Caminhada das Rosas: Agradecimento




Quem foi sempre será! Um filho Ilustre! Com essas palavras o Pe. Isidoro Bigolin resumiu o sentimento da comunidade de Pinto Bandeira em relação ao Pe. Darci Bortolinni. A Procissão de abertura da Celebração com Nossa Senhora e os romeiros foi seguida pelo Pe. Darci que entrou pela corredor central seguido pela flâmula do município de Pinto Bandeira. Os aplausos a Nossa Senhora tomaram um sentido todo especial, quando os fieis, que lotavam a igreja, aplaudiram de pé a entrada de Darci.
A comunidade pode reviver o entusiasmo com que eram celebradas as missas pelo Pe. Darci, sempre com palavras sábias e citações profundas, não deixando de comentar a situação atual que vive Pinto Bandeira na política: não importa quão longos sejam os caminhos que a água percorre, ela sempre chega ao mar.
É com imenso carinho que agradecemos ao Padre Darci e prestamos nossa homenagem pelo carinho e dedicação com que trata toda a comunidade de Pinto Bandeira. Também agradecemos ao Pe. Isidoro Bigolin por ter co celebrado a Missa da Caminhada das Rosas, momento este tão importante e significativo para os fiéis e o Santuário.
Agradecemos a todos os romeiros que se dispuseram, com muita fé, a participar da Caminhada das Rosas. Que nossa querida Mãe, com o título de Mãe do Rosário de Pompéia abençoe a todos, Ela conhece nosso coração e nossas necessidades.
Somos gratos também, a todas as pessoas e entidades que colaboraram e trabalharam em prol do sucesso desta caminhada, que Maria conceda suas bênçãos de prosperidade e sabedoria.

sábado, 2 de outubro de 2010

Agradecimento pela Experiência Missionária em Pinto Bandeira

Agradecimentos pela experiência Missionária em Pinto Bandeira – Julho de 2010

Queridos irmão e irmãs em Cristo, Saudamos a todos na paz e no amor que emana dos braços abertos de Cristo na cruz.
Com os corações cheios de saudades e ardoroso pelo desejo de em breve voltar a vossa paróquia iremos expressar em poucas palavras o que significou para nós a Semana Missionária vivenciada com vocês. Mas não só dizer o que significou como também agradecer o carinho e a ternura que expressaram para conosco.
Há um canto missionário cantado muitas vezes nas Santas Missões Populares que diz assim: “Só nas santas missões nós temos uma festa bonita assim, um começo de lá do céu onde a festa não tem mais fim”.
Fazemos nossas as palavras deste canto e ousamos falar que de fato esta experiência missionária nos permite criar uma imagem do céu, isto porque foi um momento em que as pessoas participaram ativamente, experimentaram emoções profundas e muitos se sentiram chamados à transformação de vida... Os gestos de solidariedade, as conversas sinceras, os momentos de oração pessoal, as formações, as visitas, as celebrações e vivências do perdão e da misericórdia, tudo isto é uma prefiguração do que esperamos experimentar eternamente.
Em outras palavras, podemos dizer que a Semana Missionária significou um grande Abraço de Deus: nós nos sentimos abraçados por Deus, no olhar carinhoso, no sorriso, nos mais simples e singelos gestos de acolhida que todos vocês expressaram para conosco. Como também sabemos que a nossa presença significou para vocês um grande abraço de Deus que com humildade procuramos possibilitar uma verdadeira experiência de Cristo em vossas vidas.
As Missões tem um caráter de despertar eclesial, pois, é momento de escuta e conversão. Logo acreditamos que muitos sonhos despertaram durante a missão: sonho de uma comunidade mais ativa e atuante preocupada com os que mais sofrem; sonho de uma liturgia bem mais participativa que conduza ao verdadeiro encontro com Jesus Cristo; sonho de uma criançada que sabe antes de tudo que são amadas por Deus e por isto chamadas a amarem seus pais que têm a missão de ajudá-los na vivência cristã; sonho de uma família onde Deus tem a última palavra; sonho de uma juventude que ousa sonhar e buscar em Jesus Cristo o modelo para segui-lo.
Sonhos nos lançam para frente e nos arrancam do atrofiamento, causado pelo pessimismo. Esperamos que não deixem morrer os sonhos despertados nesta missão, façam frutificar a semente lançada.
Lembrem-se que uma árvore foi plantada, a árvore da oração pelas vocações, que consiste em rezar diariamente por elas uma Ave-Maria. Este compromisso foi assumido diante de Deus e da comunidade.
A nossa imensa gratidão ao Padre Siro, pela acolhida, pelo carinho, por nos ter convidado a realizar esta experiência. Pedimos ao Senhor da vida pelas preces de São Paulo da Cruz que ponha sempre no seu coração o forte desejo de anunciar Cristo Crucificado. Nossa gratidão também ao Padre Celestino e Padre Roque que nos receberam muito bem.
Diante de tamanho acontecimento em nossas vidas ficamos com as palavras do Salmo 8: “O que é o Homem Senhor, para que deles cuidais tanto assim?”
E agora com saudades deixamos o nosso carinhoso abraço e desejamos em breve voltar a revê-los.
Na fraternidade da cruz os missionários:
Jefferson
Mauri
Sérgio
Vitor