Bem Vindo a um pedacinho do céu!

Pinto Bandeira é uma cidade hospitaleira, berço do primeiro Santuario Mariano do Rio Grande do Sul. Conhecida por produzir inúmeras frutas como pêssego, kiwi, ameixa... e uva, com a qual se fabrica o melhor Vinho de Montanha. A tradição Italiana convive em harmonia com os descendentes de outras etnias que pra cá migraram em busca da tão sonhada "cucagna" a Terra aonde jorra o leite e o mel.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Palavras de agradecimento pela Missão

Completar o centenário da presença passionista no Brasil com a realização da Semana Missionária Passionista não é obra do acaso, mas sim fruto da infinita misericórdia e bondade de Deus.
Uma semana típica de inverno, dias frios, muito frios e chuvosos, mas com os corações aquecidos, repletos do amor do Pai, dispostos a evangelizar, tanto nas visitas aos enfermos e às famílias quanto nas celebrações. Uma semana de oração.
Oração, nas palavras de Santa Teresinha, é o impulso do coração; um simples olhar dirigido para o céu, um grito de agradecimento e de amor, tanto do meio do sofrimento como do meio da alegria é oração. Em outras palavras, oração é algo sobrenatural que dilata a alma e nos une a Jesus.
Também foi uma semana de reflexão, aprendizagem, experiência, crescimento, disponibilidade, serviço, doação...
Uma semana onde recordamos e aprendemos que:
Liturgia é vida.
Eucaristia liberta e transforma, que Eucaristia é a festa da vida, da verdadeira vida, daquela que tem Deus como essência, fundamento, princípio e fim.
Eucaristia é a glorificação da Santíssima Trindade e a santificação do ser humano.
Que a plena felicidade que o ser humano busca concretiza-se na prática de quatro simples segredos: CONSTRUIR, PERDOAR, AMAR E PARTILHAR.
Que a comunhão possibilita aos maus tornarem-se bons, aos bons tornarem-se santos e aos santos tronarem-se misericordiosos.
Recordamos que devemos ser sinais de Deus no mundo e perceber que em cada irmão está o rosto daquele que é Caminho, Verdade e Vida.
Que só o amor verdadeiro nos torna capazes de viver em família e em comunidade.
Que catequese é testemunho, experiência, doação... Catequese é para a vida e a comunidade toda.
Que a maior lição que os pais podem dar aos seus filhos é a lição do amor.

Porém, a grande questão da semana deixada por vocês missionários: E JESUS, O QUE FARIA?
Parte da resposta encontramos no significado de ser missionário e outra parte cabe a cada um de nós construí-la. Como? Pela oração!
Ser missionário é estar a caminho sem necessariamente ter de percorrer grandes distâncias, nem reunir milhares de fiéis, multidões.
Ser missionário é sim empreender a difícil viagem de sair de si e ir ao encontro do outro, de seus anseios, de suas necessidades.
Ser missionário é colocar-se à disposição do outro e todo o batizado é chamado ao serviço missionário.
Ser missionário passionista é também sair de si e ir ao encontro do outro, porém tendo as atitudes de Jesus Cristo como marcas. Ser missionário passionista é recordar aos homens de todos os tempos a atualidade da maior obra do amor de Deus: A PAIXÃO E MORTE DO REDENTOR.
Caros missionários Passionistas, muito obrigado por esta semana especial e rica. Estejam certos de que as sementes lançadas germinarão, em momentos e intensidades distintas, mas germinarão. Estejam certos de que seus mais simples atos, olhares ou palavras foram grandes testemunhos de oração.

Relatos da comunidade a respeito da Semana Missionária:

“Tão simples e tão profundo.”
“As missões nos fizeram desacomodar.”
“Que bom estarmos rodeados de pessoas abençoadas como esses jovens missionários que vieram de tão longe.”
A Comunidade agradece a Angelita Pavam pelas belissimas palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário