Bem Vindo a um pedacinho do céu!

Pinto Bandeira é uma cidade hospitaleira, berço do primeiro Santuario Mariano do Rio Grande do Sul. Conhecida por produzir inúmeras frutas como pêssego, kiwi, ameixa... e uva, com a qual se fabrica o melhor Vinho de Montanha. A tradição Italiana convive em harmonia com os descendentes de outras etnias que pra cá migraram em busca da tão sonhada "cucagna" a Terra aonde jorra o leite e o mel.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

UM POUCO DE HISTÓRIA

Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia
1º Santuário Mariano do RS


Foi em 08 de maio de 1899 que a pedra fundamental deste Santuário foi benta e lançada. Iniciou-se assim, idealizada pelo Pe. Luiz Segalle, a construção deste templo. Passaram-se três anos e no dia 07 de maio de 1902 a nova igreja, mesmo incompleta, foi aberta ao público.
A 23 de outubro de 1915 foi consagrada por Dom João Becker, arcebispo de Porto Alegre, como PRIMEIRO SANTUÁRIO MARIANO DO RIO GRANDE DO SUL. Nessa ocasião o Pe. Dâmaso Trani, da Congregação da Paixão de Cristo, PASSIONISTA, assumiu a paróquia. Completamos neste ano de 2010, noventa e cinco anos de Presença Passionista em Pinto Bandeira.
O quadro de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia é fac-símile (cópia original) do que se venerava em Pompéia, na Itália. Foi trazido ao Brasil pelo Pe. Luiz Segalle, chegando a Porto Alegre no dia 03 de outubro de 1897, festa do Rosário. No dia 10 de outubro do mesmo ano foi bento pelo Vigário Geral da Diocese, na capital do nosso Estado.
Chegou a Silva Pinto, atual Pinto Bandeira, em 16 de outubro de 1897 e foi colocado à veneração pública em 24 de outubro de 1897, na antiga capela de madeira por cujas tábuas o vento soprava à vontade. Porém, tal situação não era motivo de impedimento aos fiéis que acorriam em romarias a este local.
Completamos mais de um século de culto a Mãe do Rosário, bênçãos e graças a todos que frequentam o Santuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário