Bem Vindo a um pedacinho do céu!

Pinto Bandeira é uma cidade hospitaleira, berço do primeiro Santuario Mariano do Rio Grande do Sul. Conhecida por produzir inúmeras frutas como pêssego, kiwi, ameixa... e uva, com a qual se fabrica o melhor Vinho de Montanha. A tradição Italiana convive em harmonia com os descendentes de outras etnias que pra cá migraram em busca da tão sonhada "cucagna" a Terra aonde jorra o leite e o mel.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Congregação das Irmãs de São José de Chambéry

Nossa comunidade é agraciada pela presença da Congregação das Irmãs de São José de Chambery, vejamos agora um pouco da história desta congregação que surgiu a partir do desejo de um jovem padre e hoje atravessou o mundo, rompendo as fronteiras nao só territoriais, mas entre as diferentes classes sociais, entre a dificuldade e uma mão estendida:

A Congregação das Irmãs de São José remonta aos meados do século XVII, na cidade de Le Puy-en-Velay, França.

Havia muita ignorância religiosa; as famílias e aldeias viviam divididas pelo ódio e pela violência, os hospitais desorganizados e os asilos fechados entregavam à rua uma multidão de crianças, velhos, doentes, inválidos e famintos. Pobres invadiam povoados e grandes centros. Era uma situação calamitosa e devastadora, exigindo solução para tantos males, tanta miséria e fome.

Diante dessa realidade, pessoas corajosas, como São Francisco de Sales e São Vicente de Paulo tentaram dar respostas, motivando pessoas para o serviço da caridade.
Em meio a toda essa realidade de sofrimento, surge um Jesuíta missionário, jovem, dinâmico que, guiado pelo Espírito de Deus, trouxe sua proposta: “O Pequeno Projeto”.
Foi na contemplação dos mistérios da Eucaristia e da Encarnação do Verbo que Padre Jean Pierre Médaille recebeu a feliz inspiração.

A semente caiu em terra. boa. Padre Jean Pierre conseguiu reunir algumas das jovens e viúvas com as quais se encontrara em seu trabalho missionário. No convívio, perceberam terem as mesmas aspirações. Decidiram, então, apoiar-se mutuamente na realização de um novo projeto. Essas mulheres também haviam escutado o grito dos pobres da sociedade francesa da época.

O Projeto foi se solidificando e o grupo inicial, reunindo outros grupos, se transformou em comunidade religiosa de vida ativa-contemplativa, contrariando o tipo monástico de vida religiosa da época.

Com a multiplicação das Comunidades, tornou-se difícil ocultar por mais tempo o Pequeno Projeto, modelado na Eucaristia, que irrompera vigoroso e convidativo nas primeiras comunidades da zona rural de Le Puy.

Diante das dificuldades contrárias à sua obra, Padre Jean Pierre Médaille foi ter com Mosenhor Henrique de Maupas, Bispo de Le Puy-en-Velay, para expor-lhe o seu desejo: “fundar uma Congregação de vida contemplativa e ativa, para atender, no serviço da caridade, os mais pobres, unindo todas as pessoas entre si e com Deus”.
A 15 de outubro de 1650, numa cerimônia simples, nascia a Congregação das Irmãs de São José.


“Terá o nome de Congregação de São José, nome amável que lembrará às Irmãs que elas devem assistir e servir ao próximo com o mesmo cuidado, diligência e cordial caridade que tinha o glorioso São José a serviço da Santíssima Virgem, sua puríssima esposa, e do Salvador Jesus, seu Filho adotivo.”

FONTE: http://www.isjbrasil.com.br/index.php?page=historia

Nenhum comentário:

Postar um comentário