Bem Vindo a um pedacinho do céu!

Pinto Bandeira é uma cidade hospitaleira, berço do primeiro Santuario Mariano do Rio Grande do Sul. Conhecida por produzir inúmeras frutas como pêssego, kiwi, ameixa... e uva, com a qual se fabrica o melhor Vinho de Montanha. A tradição Italiana convive em harmonia com os descendentes de outras etnias que pra cá migraram em busca da tão sonhada "cucagna" a Terra aonde jorra o leite e o mel.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

ENCHENTES NA VENEZUELA E O NATAL NO BRASIL


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, atribuiu ao capitalismo a responsabilidade pelas chuvas no país, que já deixaram 32 mortos e mais de 70 mil desabrigados.
A área costeira, onde milhões de pessoas vivem de forma precária em encostas de morros, foi a mais afetada, e os desabamentos destruíram inúmeras casas.
O líder socialista tomou as rédeas dos esforços de resgate pessoalmente, tendo convidado 25 famílias para se refugiarem no palácio presidencial e ordenado que se abrisse espaço para mais famílias nos ministérios, quartéis e até em um shopping de Caracas.
"As calamidades que estamos sofrendo com essas chuvas prolongadas e cruéis são a mais recente evidência do paradoxo injusto e cruel do nosso planeta", disse Chávez no domingo.
O número do mortos por causa de chuvas como essas na Colômbia, país vizinho à Venezuela, já chegou a 170, sem contar os 19 desaparecidos e mais 1.5 milhão de desabrigados.
"Os países desenvolvidos destroem o equilíbrio ambiental de forma irresponsável em seu desejo de manter um modelo de desenvolvimento cruel, enquanto a imensa maioria das pessoas na Terra sofrem as consequências mais terríveis", acrescentou Chávez.
Seus comentários ocorrem no momento em que diplomatas se encontram para discutir o futuro do Protocolo de Kyoto no México, onde está difícil se chegar a um consenso sobre como lutar contra as mudanças climáticas.
"O desequilíbrio ambiental que o capitalismo causou é sem dúvida a causa fundamental desses fenômenos atmosféricos alarmantes", ele escreveu em sua coluna de opinião semanal.
"As economias mais poderosas insistem em um modo de vida destrutivo e se recusam a assumir a responsabilidade."
Sabemos que além das catastrofes climáticas, muitos são os motivos que levam a Venezuela ao sofrimento, da mesma forma em nosso país, existem motivos que fazem com que muitas pessoas percam suas casas e desmantelem suas familias,não por catástrofes, mas pela ganância e indiferença ao próximo. Nos coloquemos no lugar destas familias que perderam suas casas e seus entes queridos, como comemorar o Natal se não há alegria, se não há casa e alimento?
Acompanhando os tele jornais locais pudemos observar o despejo de famílias que não tem condições de pagar aluguel ou comprar o terreno em que suas precárias casas foram construídas, muitos pais que não têm mais a Esperança para ensinar aos filhos que Jesus vai nascer, pais estes que como Maria e José não tem aonde acomodar seus filhos, dar-lhes o minimo necessário a sobrevivência.
Os encontros das familias em preparação ao Natal nos pedem para ficarmos preparados, cremos que devemos ficar atentos sim, alertas aos sinais de que rumo a humanidade esta tomando.No Natal ficamos mais frágeis emocionalmente, preocupados em reconciliarmos-nos e presentear as pessoas com quem nos relacionamos, mas isso não basta. A atitude de Chaves em abrir shoppings e hotéis é apenas o início, não basta remediar é preciso impedir que façamos o próximo sofrer, seja pelo consumismo, pelo capitalismo ou simplesmente pela falta de solidariedade. Enquanto uns compram a falsa felicidade em lojas o Filho de Deus, nasce em uma manjedoura, se esforçando para nos mostrar que a Salvação esta na simplicidade. Abramos nosso coração, nosso dever como Cristãos é viver o nascimento de Jesus, não a onda que nos carrega em direção a shoppings e gordos papais noéis distribuindo doces de vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário