Bem Vindo a um pedacinho do céu!

Pinto Bandeira é uma cidade hospitaleira, berço do primeiro Santuario Mariano do Rio Grande do Sul. Conhecida por produzir inúmeras frutas como pêssego, kiwi, ameixa... e uva, com a qual se fabrica o melhor Vinho de Montanha. A tradição Italiana convive em harmonia com os descendentes de outras etnias que pra cá migraram em busca da tão sonhada "cucagna" a Terra aonde jorra o leite e o mel.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

MÁRTIRES DOS POBRES

O presidente do Sindicato dos Camelôs Independentes de São Paulo, Afonso José da Silva, 40, morreu na tarde da quarta-feira após ser baleado. O crime ocorreu na sede do sindicato, na rua Brigadeiro Machado, região do Brás (centro). Silva chegou a ser levado para o hospital do Tatuapé, onde deu entrada às 17h10, mas não resistiu aos ferimentos, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. O sindicalista ficou conhecido em 1999, quando denunciou a Máfia dos Fiscais da prefeitura. No mesmo ano, foi vítima de um atentado --levou quatro tiros, em seu apartamento. Depois do atentado teve início uma "guerra" por poder e espaço entre os camelôs: ocorreram homicídios, ameaças e acusações. Em 2008, o sindicato denunciou que havia um esquema de extorsão de camelôs em duas subprefeituras: Mooca, que levou 11 pessoas à prisão, e São Miguel Paulista, na zona leste.
Mais uma vez os defensores dos pobres são calados com balas e violência, ele não foi o primeiro e dificilmente será o último. Publicaremos uma lista de mártires reconhecidos pela igreja católica, entre eles lavradores, agricultores, sindicalistas e religiosos, pessoas que doaram sua existência pelos pobres e suas mortes em sinal de sacrificio e santidade, em defesa da vida dos mais fracos. Postaremos alguns dos nomes dos mártires latino americanos e posteriormente suas bibiografias:

Montezuma
Atahualpa
Tupác Amarú
Sepé Tiarajú
Turíbio de Mongrovejo
Margarida Alves
Chico Mendes
Rosa de Lima
Bartolomeu de las Casas
José de Anchieta
Roque, João e Afonso
Adelaide Molinari
Roseli Nunes
João Bosco Burnier
Oscar Romero
Irmã Dorothy Stang
Ignacio Ellacuría e Companheiros e Companheiras
Galdino Jesus do Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário