Bem Vindo a um pedacinho do céu!

Pinto Bandeira é uma cidade hospitaleira, berço do primeiro Santuario Mariano do Rio Grande do Sul. Conhecida por produzir inúmeras frutas como pêssego, kiwi, ameixa... e uva, com a qual se fabrica o melhor Vinho de Montanha. A tradição Italiana convive em harmonia com os descendentes de outras etnias que pra cá migraram em busca da tão sonhada "cucagna" a Terra aonde jorra o leite e o mel.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

34º Romaria da Terra

Origem da Romaria:

Ela tem sua origem na defesa dos povos indígenas. Começou como um instrumento de mobilização de massas, de fortalecimento de uma mística de luta e resistência dos povos excluídos. Ao longo de sua existência sempre abordou temas relacionados com as questões da terra, defendendo os excluídos e empobrecidos.

Festa dos pequenos:

A Romaria da Terra é um momento de crescimento e profetismo. É um ato religioso que, a partir da fé e da religiosidade, questiona as contradições da sociedade e aponta, profeticamente, onde está o desrespeito com a vida que é obra de Deus.
É uma celebração que trás presente a expressão de fé dos cristãos afetiva e efetivamente comprometidos com a transformação da sociedade. Ela procura unir a dor, as lutas e esperanças do povo da terra, com a força da fé cristã e a experiência de peregrinação do povo na Bíblia, presentes na tradição popular brasileira.

Pelo seu caráter itinerante e sua longa tradição histórica, a Romaria da Terra tem se referenciado como uma das maiores celebrações de massa no solo gaúcho. Faz parte da cultura religiosa dos cristãos ligados a terra.

Todos os cristãos e cristãs comprometidos com a vida estão convidados a participar:

ORAÇÃO DA 34ª ROMARIA DA TERRA

Senhor, fazei de nós cuidadores de tua Criação.
Onde tantos vivem o egoísmo, que nós pratiquemos a solidariedade.
Onde tantos semeiam o ódio, que nós plantemos o amor.
Onde tantos buscam o ter, que nós busquemos o ser.
Onde tantos destroem a natureza, que nós cuidemos da vida.
Onde tantos poluem, que nós saibamos reciclar.
Onde tantos desperdiçam, que nós saibamos partilhar.
Onde tantos perderam a esperança, que nós sejamos luz.
Deus da vida, Senhor do Céu e da Terra, fazei de nós instrumentos do vosso Reino.
Que do clamor da terra brote a esperança da vida.
Vida que nos leve a construir uma nova sociedade,
Sem exclusões, onde a terra seja partilhada, cultivada, cuidada, amada.
Pois só assim a humanidade terá salvação.
Amém, Axé, Awere, Aleluia.

Se você quer participar da Romaria da Terra que acontecerá no dia 8 de março de 2011, em Candióta, entre em contato com a secretaria da paróquia, no horário de atendimento, até o dia 15 de fevereiro. A viagem terá um custo de R$60,00 e está sendo programada em parceria com a Paróquia São Roque de Bento Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário