Bem Vindo a um pedacinho do céu!

Pinto Bandeira é uma cidade hospitaleira, berço do primeiro Santuario Mariano do Rio Grande do Sul. Conhecida por produzir inúmeras frutas como pêssego, kiwi, ameixa... e uva, com a qual se fabrica o melhor Vinho de Montanha. A tradição Italiana convive em harmonia com os descendentes de outras etnias que pra cá migraram em busca da tão sonhada "cucagna" a Terra aonde jorra o leite e o mel.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011


Durante uma coletiva de imprensa, na sede da Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB), na tarde de 21/10, foi apresentado o material da Campanha da Fraternidade de 2011 (CF). O Secretário Geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, apresentou o tema da Campanha, “Fraternidade e a vida no planeta” e o lema “A criação geme como em dores de parto”.

“A Campanha da Fraternidade de 2011, reflete a questão ecológica, com foco, sobretudo, no problema das mudanças climáticas. Ela se coloca em sintonia com uma cultura que está se expandindo cada vez mais, em todo o mundo, de respeito pelo meio ambiente e do lugar em que Deus nos coloca, não só para vivermos e convivermos, mas também para fazer deste o paraíso com o qual tanto sonhamos”, disse dom Dimas.

Questionado se a escolha do lema “A criação geme como em dores de parto” foi feita em virtude das discussões acerca do aborto que ocorre neste período eleitoral, o presidente da CNBB disse que não e explicou o processo de definição dos temas da Campanha da Fraternidade.

“Essa escolha (do tema da CF-2011) não se fez agora, no contexto das discussões do momento atual. A escolha do tema de 2012, inclusive, já foi definida. Esse processo acontece com dois anos de antecedência”, disse. “O tema Fraternidade e vida no planeta inclui a questão do aborto, mas não se esgota nisso”, acrescentou o arcebispo.

O secretário Executivo da Campanha da Fraternidade, padre Luiz Carlos Dias, presenteou os jornalistas com um texto-base da Campanha, documento que aprofundada o tema proposto. “O objetivo da campanha é de contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participarem dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta”, declarou.

o tema da Camanha da Fraternidade é uma oportunidade ímpar para definir de maneira mais atualizada esta cooperação em função das novas exigências de um desenvolvimento denominado como dustentável, na medida em que confere prioridade a vida e não a matéria inorgânica que deve ficar sujeita a preciosidade inestimável do fenômeno sublime da vida e da solidariedade que deve existir entre todos os seres vivos que povoam o Planeta.

Fraternidade: A vida ameaçada ao colocarmos a economia como eixo central da sociedade.
* Transformamos tudo o que existe, o materia e até o imaterial em mercadoreia.
* Exploramos a terra de maneira egoísta, predatória e destruidora- Criamos esclosão e pobreza, paulatinamente orientamos nossas ações cotidianas e até nossos relacionamentos pelo cálculo econômico, da busca da maximização do lucro ou da minimização da perda, traduzido no "o que eu ganho com isso?". Ao nos tornarmos consumistas vendemos nossa própria alma.

Se não respeitamos a lógica que rege a natureza, impedimos que ela possa exercer sua função, nos sustentar, até o ponto de ameaçar nossa própria exsitência e de provocar dor sem medida. Erradicar a pobreza é uma exigência da sustentabilidade ecológica, econômica, social e também espiritual.

Esta campanha apresenta as 5 chagas de Cristo voltadas a natureza:

1ª A fome e a pobreza do no Brasil e no mundo;
2ª Degradação do meio ambiente, o ecossistema é a base da vida;
3ª Dívidas e sociais e políticas, resultados de um desenvolvimento desequilibrado;
4ª Situação do trabalhador: a metado dos que trabalham se encontram na informalidade, o valor dos salários e a extrema desigualdade auferida pelo trabalho;
5ª Substituição do Deus da vida pelo Deus do mercado: obstáculo a subjugar o fazer política aos interesses do capital formam-se cidadãos em consumidores pela finaceirização da economia e transformam-se cidadãos em consumidores e investidores, até a religião vira mercadoreia, justificada pela teologia da rosperidade e tudo se torna descartável.

A Campanha da Fraternidade terá início na Quarta-feira de Cinzas, 9 de março de 2011e se estende por toda a Quaresma. A partir do mês de outubro, as lideranças das comunidades eclesiais estudam os materiais da CF preparando-se para a realização da Campanha na Quaresma. Participe, informe-se e faça a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário